Seminário virtual sobre Conjuração mineira está em sua quarta edição


A iniciativa é oferecida pela Escola do Legislativo da ALMG

Interessados já podem se inscrever para a quarta edição do Seminário Virtual – Diálogos sobre a Conjuração Mineira, voltado, preferencialmente, a professores e estudantes dos cursos de História. A Conjuração Mineira, ocorrida em Minas Gerais no ano de 1789, durante o ciclo do ouro, foi um marco histórico de luta pela libertação do povo brasileiro contra a apressão do governo português.

O Seminário Virtual estimulará a releitura historiográfica da Inconfidência Mineira, de forma crítica, e buscará construir, coletivamente, um conhecimento que possa ser aplicável e replicável em sala de aula nos ensinos fundamental e médio do Estado.

A atividade ficará disponível na plataforma no período de 22 de março a 18 de abril. A primeira semana do seminário será de ambientação na plataforma de ensino a distância da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O curso será coordenado pelo historiador Luiz Fernandes de Assis, servidor da Escola do Legislativo e especialista em Gestão da Memória pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Como participar

São oferecidas 100 vagas e os pedidos de inscrição deverão ser realizados até o dia 22 de março, diretamente no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem da ALMG (http://ead.almg.gov.br/moodle/). As inscrições para o seminário são gratuitas.

Para efetuar a inscrição, é necessário criar um cadastro na plataforma. Para quem já estiver cadastrado, basta acessar o curso e efetuar a inscrição, seguindo as orientações que estiverem na tela. Qualquer dúvida ou problema, mande e-mail para suporte.ead@almg.gov.br. O certificado de conclusão ficará disponível àqueles que participarem de dois dos três fóruns de discussão oferecidos ao longo da atividade.

(Com informações da Escola do Legislativo/ALMG)