UFMG Jovem: professores e estudantes podem submeter trabalhos até hoje, 08/05


Com o tema “Transformações e Maioridade”, o evento vai acontecer entre os dias 20 e 22 de julho, no campus Pampulha da UFMG

Termina hoje (08/05), o prazo para professores e estudantes de Minas Gerais submeterem trabalhos para a 18ª edição da Feira de Ciências UFMG Jovem que, este ano, será norteada pelo tema “Transformações e Maioridade”. Organizado pela Diretoria de Divulgação Científica da Pró-reitoria de Extensão (DDC/Proex) da UFMG, o evento – que ocorre entre os dias 20 e 22 de julho, na Praça de Serviços do campus Pampulha da Universidade – tem por objetivo promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos, culturais e sociais entre diferentes instituições educacionais de todo o Estado.

Estudantes participam da 17ª UFMG Jovem. Foto: Facebook/ProexUFMG

Estudantes participam da 17ª UFMG Jovem. Foto: Facebook/ProexUFMG

Interessados em submeter propostas devem preencher o formulário on-line disponível aqui. Serão aceitas inscrições de alunos e professores da Educação Básica, da Educação Profissional e Técnica e da Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas e privadas do Estado.

Os trabalhos devem ser elaborados e desenvolvidos em conjunto por alunos e professores. Os docentes podem enviar até cinco propostas diferentes e devem ser inscritos como autores principais. As apresentações poderão ser feitas em maquetes, cartazes, pôsteres, experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos, protótipos, entre outros recursos. Confira aqui o edital da 18ª UFMG Jovem.

Serão selecionadas as 50 melhores propostas nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de junho, na página do Facebook da UFMG Jovem. Os melhores trabalhos serão premiados com bolsas de iniciação científica, certificados ou placas de menção honrosa.

Ajuda de custo

Para ajuda de custo, o professor responsável receberá, no momento do credenciamento 05 tickets alimentação (lanche da manhã, lanche da tarde e almoço), para os dias 21 e 22 de julho, destinados à equipe (professor orientador e até 4 alunos). O custeio de transporte e hospedagem fica por conta de cada participante.

Agendamento de escolas

Escolas interessadas em visitar a feira devem enviar, até o dia 19 de julho, a ficha de agendamento de visitação – disponível aqui – para o e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br.

SBPC Jovem

A 18ª UFMG Jovem será realizada, juntamente com a SBPC Jovem, durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será norteada pelo tema “Inovação, Diversidade e Transformações” e acontecerá entre os dias 16 e 22 de julho de 2017, na UFMG. A SBPC Jovem tem por objetivo promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-4427/(31) 3409-4428, pelo e-mail: ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelo facebook da UFMG Jovem e da DDC/UFMG.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br