Estudantes do Ensino Médio podem se inscrever na 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro até sexta-feira (09/06)


No total, são 78 vagas, sendo 08 para Minas Gerais

Estudantes de escolas públicas e particulares podem se inscrever, até 9 de junho, na 14º edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Podem concorrer às 78 vagas – sendo 08 para Minas Gerais – jovens com idades entre 16 e 22 anos, devidamente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico na modalidade integrada ao Ensino Médio.

Para participar, os estudantes devem escrever um projeto de lei que trate da realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas. Em seguida, preencher a ficha de inscrição – disponível aqui – e enviá-la, juntamente com o projeto e todos os documentos exigidos no regulamento, via Sedex, ao coordenador do PJB na Secretaria de Educação de seu estado. Os endereços dos coordenadores podem ser encontrados em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em “Destaques”.

Os estudantes também podem enviar a documentação exigida por e-mail. Neste caso, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados. O regulamento do Programa pode ser acessado aqui.

A jornada parlamentar ocorrerá do período de 25 a 29 de setembro de 2017 em Brasília. O estudante selecionado deverá chegar no domingo, dia 24/09, para se acomodar em seu alojamento, e na segunda-feira, dia 25/09, será iniciada a programação, com 5 dias de evento.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Os empossados têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar crítico sobre sua realidade. Somado à experiência de convivência com as culturas de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos estudantes e o seu protagonismo político.

Desde a primeira edição, em 2004, já participaram mais de 924 estudantes do Ensino Médio. A 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro é desenvolvida pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br