CEFET TIMÓTEO LEVA PRÊMIO DA UFMG JOVEM


Orientado pela professora Rosana Aparecida Ferreira Nunes, estudantes conquistaram o terceiro lugar com o trabalho “Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade”

terceiro-lugar-1_large
Equipe do CEFET Timóteo         Foto: Josué Gomes

Finalizando a 18ª UFMG Jovem com chave de ouro, estudantes e professores do ensino médio se reuniram na Praça de Serviços na tarde de ontem, 22, para a premiação dos trabalhos expostos na feira. O evento, que começou com um desfile com os uniformes de cada edição do programa, integrou a programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Que momento especial! Este ano, além de a UFMG fazer 90 anos, a UFMG Jovem chega aos seus 18. É um grande orgulho estar aqui com vocês compartilhando conhecimentos”, destacou a vice-reitora Sandra Goulart de Almeida ao abrir a tarde de prêmios. “Espero que cada um dos participantes retorne para cá como alunos. Foi muito bom ver a participação de vocês nesse evento”.

sandra

Foto: Josué Gomes

A pró-reitora adjunta de Extensão Claudia Mayorga fez questão de compartilhar suas impressões sobre os temas escolhidos pelos alunos nesta edição. “Estamos todos maravilhados com os trabalhos, tão diversos e criativos. Na minha visão, esse evento conseguiu fomentar ainda mais o contato da universidade e a educação pública e privada, que é algo que temos trabalhado para fazer. Que vocês multipliquem essa experiência enriquecedora por aí”.

claudia

Foto: Josué Gomes

Ao todo, dez prêmios foram distribuídos entre os concorrentes. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, duas escola, um professor e quatro trabalhos foram selecionados na categoria destaque.

O primeiro lugar ficou com o trabalho Prótese Canina em Impressora 3D, orientado pelo professor Jardel Marques Fernandes, do Centro de Formação Profissional Michel Michels.

primeiro lugar (1)

Foto: Josué Gomes

Quem levou a medalha de prata foram os alunos da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, com o trabalho Verde Lar: Habitação Sustentável. A orientação foi de Samara Ribeiro de Souza.

segundo lugar (1)

Foto: Josué Gomes

Já o terceiro lugar foi levado por estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo, com o trabalho Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade, orientado pela professora Rosana Aparecida Ferreira Nunes.

terceiro lugar (1)

Foto: Josué Gomes

O título de professora destaque foi levado por Fabíola Cristina Fonseca, da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. Fonseca fez um agradecimento emocionado e contou que a vontade de ser uma professora sempre a motivou a contribuir com a educação do país. “Um dos meus sonhos sempre foi ser professora e eu consegui realizá-lo”, comentou.

professore

Foto: Josué Gomes

Equipes premiadas

1º Lugar – Centro de Formação Profissional Michel Michels – Trabalho: Prótese Canina em Impressora 3D

2º Lugar – Escola Estadual Padre Alfredo Kobal – Trabalho: VERDE LAR: Habitação Sustentável

3º Lugar – Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo – Trabalho: Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade

Escola Destaque

Escola Estadual Celso Machado

Colégio Imaculada Conceição de Barbacena

Professora Destaque

Fabíola Cristina Fonseca

Trabalho Destaque – área 1 (Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias)

Composição Bromatológica do Capim Vaquero (Cynodon dactylon l.)

Trabalho Destaque – área 2 (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde)

Implicações do Uso Excessivo do Celular da Adolescência à Idade Adulta

Trabalho Destaque Médio – área 3 (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes)

Grupo de Estudos Sobre Feminismos e Igualdade de Gênero na EscolaAs Imagens dos Espaços Públicos do Hipercentro de Belo Horizonte Geradas pela Imprensa Local

Fonte: Proex-UFMG