Olimpíada Brasileira de Geografia recebe inscrições até 31 de julho


Evento tem como objetivo despertar nos jovens estudantes o interesse pela geografia e as ciências da terra, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes

download (1)

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para a III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Podem participar estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio ou 4º ano do Ensino Médio/Técnico. A idade máxima dos estudantes participantes é de 18 anos completos até dia 30 de Junho 2017. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas NESTE LINK e o regulamento completo está disponível no site da OBG.

A olimpíada é realizada em três fases, sendo duas on-line e uma presencial. A primeira e segunda fase são provas objetivas, por equipe e com consulta, e estarão disponíveis no sistema para ser realizada durante o período especificado no cronograma. A pontuação dessas provas gera classificações estaduais que serão utilizadas para selecionar as equipes para a fase presencial nacional, em Brasília, na Universidade de Brasília (UNB).

Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana. O objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

Todos os participantes receberão certificados de participação, disponibilizados via sistema. As equipes com o melhor desempenho estadual e nacional receberão certificados correspondentes a medalhas de ouro, medalhas de prata e medalhas de bronze. A taxa de inscrição para escolas públicas é reduzida, no valor de R$60. Para mais informações acesse o site: www.obgeografia.org.

A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe voluntária de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de várias instituições brasileiras públicas e particulares.

Olimpíadas Internacionais

A seleção brasileira para a participação na 15ª iGEO – International Geography Olympiad (2018), em Quebec (Canadá), e a seleção Brasileira para a participação na 12ª IESO – International Earth Science Olympiad – IESO (2018), na Tailândia, serão compostas por medalhistas da fase nacional da OBG. Professores-coordenadores das equipes poderão ser convidados para auxiliar na fase internacional.

Com informações do site oficial da OBG

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/