Estudantes podem enviar trabalhos até o dia 10/08


Feira científica integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 e acontece de 23 a 26 de outubro, no Colégio Pedagógico da UFMG

45076e7035ae27d1d92df83e1b173145-febrat

Estudantes da Educação Básica e Profissional ainda podem enviar trabalhos para a 5ª edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT), que vai acontecer entre 23 e 26 de outubro, no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG). As inscrições foram prorrogadas para o dia 10 de agosto. Norteada pelo tema “A matemática está em tudo” e integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, a FEBRAT objetiva a integração e a socialização do conhecimento produzido nas instituições educacionais de todo o país.

Interessados em submeter projetos devem ler, atentamente, todas as informações do edital do processo seletivo – disponível aqui. Em seguida, acessar o endereço http://museu.cp.ufmg.br e preencher, gratuitamente, o formulário de inscrição. Podem participar alunos dos Ensinos Fundamental, com idades entre 9 e 14 anos, e Médio e/ou Técnico, com faixa etária de 15 a 18 anos. Deverão ser inscritas equipes compostas por, no máximo, 2 estudantes e 1 professor orientador. O docente poderá orientar vários trabalhos e sua presença é obrigatória em todos os dias de feira. Já os estudantes não poderão compor mais de uma equipe simultaneamente.

No momento da inscrição, deverão ser informados os dados da instituição de ensino, do professor, dos alunos e o resumo do trabalho, que deve ter no mínimo 150 e no máximo 450 palavras, contendo o tema do projeto, o problema a ser investigado, possíveis hipóteses, objetivos, metodologia e resultados esperados. Os projetos podem ser desenvolvidos a partir de uma das seguintes áreas do conhecimento ou da associação multidisciplinar entre elas – Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.

Os 100 primeiros trabalhos serão selecionados para apresentação na FEBRAT. O resultado final será divulgado na página do evento e os autores receberão, via e-mail, uma notificação sobre a seleção. Os finalistas devem confirmar a participação presencial na feira e enviar o artigo final para feirafebrat@gmail.com. Os trabalhos finais deverão estar padronizados segundo o modelo disponível no site CP/UFMG.

A Feira premiará a melhor proposta de cada grande área de conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – nas categorias Ensino Fundamental e Médio. Haverá ainda quatro categorias especiais de menção honrosa – Melhor Stand, Melhor Banner, Melhor apresentação e Criatividade e Inovação – que serão premiadas com troféus. Os vencedores receberão, da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), credencias para participação em feiras e eventos internacionais de ciência e tecnologia.

A FREBAT é realizada pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT), Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)e REDE POC.

Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG), com informações da Assessoria de Comunicação da FEBRAT.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br