Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2018 podem ser feitas até o dia 9 de agosto


O programa levará 50 alunos da rede pública para intercâmbio de três semanas nos EUA

Os estudantes interessados em participar do Programa Jovens Embaixadores 2018 têm até o dia 9 deste mês para se inscrever. O Programa levará 50 alunos da rede pública para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América. Jovens da rede pública de todo o país, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa, são convidados a se candidatar.

As inscrições devem ser feitas no site oficial do Jovens Embaixadores – clique aqui. Entre outros requisitos, o candidato precisa ter entre 15 e 18 anos – é necessário ter, ao menos, 15 anos em 09 de janeiro de 2018 e não completar 19 anos até 04 de fevereiro do mesmo ano –, nacionalidade brasileira, boa fluência oral e escrita em inglês, excelente desempenho escolar, além de estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado e comprovar ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de trabalho voluntariado.

No momento da inscrição, os estudantes preencherão o pré-cadastro e receberão, imediatamente, uma resposta automática dizendo se estão ou não enquadrados dentro dos pré-requisitos básicos do Programa. Os aprovados serão direcionados para o preenchimento do formulário de inscrição, que deve ser concluído até 23 de agosto; em seguida, selecionar a Instituição Parceira (IP) mais próxima e localizada no estado onde estuda, que receberá toda documentação enviada pela internet e os auxiliará em todas as possíveis dúvidas. Após isso, é importante carregarem a foto, os documentos comprobatórios dos pré-requisitos e clicar em “formulário concluído”.

Assim que encaminha o formulário, o candidato recebe uma mensagem informando que o processo foi concluído e que o material está no banco de dados do programa para revisão, até 06 de setembro, pela IP selecionada. Os selecionados pelas instituições parceiras serão informados sobre a aprovação para o exame escrito, que ocorrerá no dia 15 de setembro, das 14 às 17 horas, em local a ser definido pela IP. Confira aqui todas as demais etapas do processo seletivo.

No dia 12 de janeiro, os selecionados viajam para os Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital do país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança, voluntariado e justiça social.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados norte-americanos, onde são recebidos por famílias anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, além de participarem de atividades de voluntariado, fazerem apresentações sobre o Brasil e desenvolverem projeto sobre justiça social.

Na última etapa do programa, eles retornam à capital americana para encontro com autoridades do governo, apresentação dos projetos elaborados na área de justiça social e voluntariado e avaliação geral do programa. Além disso, os participantes deverão apresentar um plano de ação na área de justiça social e voluntariado para implementação em suas comunidades.

O Programa

O Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010 o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para  jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 517 jovens brasileiros já participaram do programa. Os parceiros nessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também, as empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br