“Eu curto ser estudante”: Secretaria lança concurso de vídeo para alunos da rede estadual de Minas Gerais


Em comemoração ao Dia do Estudante, campanha dará voz às juventudes das escolas estaduais para que possam contar o que pensam sobre ser estudante e como se sentem no ambiente escolar, postagem dos videos se encerra em 31 de agosto

testeira-facebook_VIRADAMG

Luzes, celular na mão e ação! Agora a voz é toda deles: os estudantes. No dia 11 de agosto, a Diretoria de Juventude da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lança a ação “Eu curto ser Estudante”. Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual de ensino mineira são convidados a gravarem um vídeo curto e criativo dizendo o que é ser estudante e como se eles sentem no ambiente escolar. Cada escola poderá escolher um vídeo para representar sua instituição e postá-lo no Facebook, página do evento “Eu Curto ser Estudante”, criada pelo perfil Rede Jovem Virada Educação MG. Os 10 vídeos mais curtidos serão divulgados nas páginas oficiais da Secretaria nas redes sociais.

A iniciativa tem como objetivo gerar um movimento de reflexão sobre o que é ser estudante e o seu espaço na sociedade, além de estimular a criatividade e a interação entre eles, o uso das mídias como meio de produção de conteúdo pedagógico e um espaço democrático de comunicação e expressão das juventudes.

Segundo a diretora de Juventude, Priscylla Ramalho, esta é uma iniciativa que dialoga com as linguagens juvenis e também promove uma interação entre os estudantes da rede estadual. “A gente espera com isso ter mais que uma ação de comemoração do dia do estudante, mas que também possa fomentar processos de interação nas escolas, de outras ações que sejam voltadas para os jovens na perspectiva do uso das mídias, da participação e protagonismo juvenil e da promoção do diálogo com os estudantes”, comenta.

Cada escola poderá produzir a quantidade de vídeos que desejar, de 30 a 60 segundos, mas apenas um deverá ser publicado na página do evento, que já está no ar neste LINK. A seleção da peça que representará a escola deverá ser feita de forma democrática com a participação dos alunos, que também deverão ser protagonistas em todas as etapas do processo de produção. O período para postagem do vídeo é de 11/08/2017 a 31/08/2017. Os 10 vídeos que tiverem o maior número de curtidas no evento serão exibidos também nas páginas oficiais da SEE no Facebook e no Twitter.

oficina4
Segundo a diretora de Juventude, Priscylla Ramalho, esta é uma iniciativa que dialoga com as linguagens juvenis e também promove uma interação entre os estudantes. Foto: Arquivo SEE/MG

O estilo e gênero do vídeo são livres e os estudantes podem soltar a criatividade utilizando os recursos da câmera de celular. Os vídeos não poderão conter, em hipótese alguma, ideias, cenas ou falas que incitem a violência, sexo, drogas ou quaisquer tipos de preconceitos, tais como: racismo, homofobia, gordofobia, elitismo/preconceito social, machismo/sexismo, preconceito linguístico, entre outros. Caso haja mais de um vídeo postado por estudantes da mesma escola, será considerada a primeira postagem. Os vídeos deverão conter no título da postagem o nome completo da escola Superintendência Regional de Ensino.

A Diretoria de Juventude encaminhou um ofício sobre a ação às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e diretoria de escolas solicitando que a comunidade escolar, os grêmios estudantis, coletivos juvenis, representantes de turma estimulem essas produções. “A mensagem que eu deixo hoje para os estudantes é que eles sejam de fato os protagonistas da própria história e sintam-se verdadeiramente parte dos espaços educativos. Em um momento de discussão muito importante sobre o Ensino Médio, é crucial que os estudantes se envolvam, opinem sobre o currículo escolar, participem das ações nas escolas, e de um modo geral vivenciem sua juventude também no ambiente escolar, que deve ser construído não somente para eles, mas por eles”, disse Priscylla.

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, também enviou uma mensagem a todos os estudantes: “Por ocasião do Dia do Estudante, me dirijo a todos os estudantes de Minas Gerais para desejar que nunca desistam de seus sonhos. Acreditem na escola pública e tenham a certeza que em cada canto de nosso estado temos profissionais dedicados a construir uma educação diferente, que possa atender aos seus anseios. Juventude, agora é sua hora, nunca tivemos na história de nosso país uma população tão jovem e que precisa acreditar na capacidade de construir um mundo mais solidário, mais fraterno e a força da juventude é fundamental nesse momento. Parabéns pelo seu dia”.

fotoevideo
Os estudantes devem participar de todas as etapas de produção do vídeo, gravado com recursos do celular. Foto: Arquivo SEE/MG

Orientações para produção:

• Duração do vídeo: de 30 a 60 segundos;
• Utilização de recursos do celular;
• Participação de estudante em todas as etapas de produção;
• Formatos: AVI, MP4, MPEG, MOV ou WMV;
• Gênero: Livre
• Materiais de apoio:
 http://audiovisualpucrio.blogspot.com.br/p/pre-producao.html
 http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br