Inscrições para o Encceja podem ser feitas até esta sexta-feira (18)


O Exame é direcionado para as pessoas que buscam a certificação nos ensinos fundamental e médio. As provas serão aplicadas no dia 22/10

Termina nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, o prazo para as pessoas que desejam se certificar nos ensinos fundamental e médio se inscreverem no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Encceja tem como objetivo certificar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, em todo o território nacional. A inscrição gratuita deve ser realizada exclusivamente via Internet, neste link.

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não certificará mais para a conclusão do Ensino Médio, por isso a função de certificação retornou para o Encceja, como ocorria até 2009. Para a certificação do Ensino Fundamental o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas e, para o Ensino Médio, 18 anos.

A aplicação do Encceja em Minas Gerais será realizada em 74 municípios, selecionados a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Texeira (Inep) para disponibilização dos locais de aplicação de prova e a rede certificadora (ver a lista no Anexo 1 do Edital do DOU, pág. 141).

Os interessados em participar do exame poderão, no momento da inscrição, selecionar uma ou mais áreas de conhecimento (conforme o item 6 do Edital). Os inscritos no Ensino Fundamental que optarem por Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, realizarão, além da parte objetiva, uma prova de Redação. A prova de redação se aplica também aos participantes do Ensino Médio que optarem pela área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), além da parte objetiva.

O Inep é responsável pela elaboração das provas, pela gestão da aplicação e da correção. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação. São duas opções. O Certificado reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já a Declaração de Proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

Todas as informações sobre o Exame estão disponíveis no site do Inep, inclusive com algumas sugestões de materiais de estudo para os candidatos.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br

Anúncios