Escola João Cotta conquista primeiro lugar no Prêmio Gestão Escolar


mn_9SBNrjoao_cota_1

A fase regional envolveu escolas dos 11 municípios do colar metropolitano do Vale do Aço abrangidos pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) Coronel Fabriciano. A Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos conquistou, recentemente, em primeiro lugar o Prêmio Gestão Escolar, que é um prêmio nacional composto pelas fases Local, Estadual, Regional e Nacional. É promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação e contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde 1998, quando foi criado, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores. A fase regional envolveu escolas dos 11 municípios do colar metropolitano do Vale do Aço abrangidos pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) Coronel Fabriciano.

O projeto selecionado envolveu ações realizadas em quatro dimensões: 1) gestão pedagógica: analise de resultados, 2) gestão pedagógica: planejamento, 3) gestão democrática e participativa e 4) Infraestrutura. Em cada item foram apresentados ações provenientes do trabalho transdisciplinar na instituição que proporcionou uma considerável melhoria acadêmica associados a um trabalho de evolução do aluno como individuo e pessoa através de ambiente escolar convidativo e propício ao ensino.

A diretora da escola Professora Silvana Dias comemorou a notícia: “É uma grande alegria saber que dentre tantos outros bons projetos nossa escola foi mais uma vez reconhecida. O resultado indica que nossa meta de realizar ações inovadoras foi executada através de um esforço coletivo de todos os professores e demais profissionais da escola, por isso gostaria de parabenizar a cada um deles”. afirmou.

No Brasil foram no total de 7.900 inscrições sendo que Minas Gerais foi proporcionalmente o oitavo estado brasileiro com maior número de participantes. A escola timotense disputará a fase estadual da competição com outras 46 escolas representantes das demais SRE’s mineiras. A edição deste ano ainda tem o apoio da Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=53333&t=escola-joao-cotta-conquista-primeiro-lugar-no-premio-gestao-escolar–