Prêmio incentiva escolas a realizarem projetos que colocam em prática conteúdos aprendidos em sala de aula


Inscrições para prêmio “Respostas Para o Amanhã” podem ser realizada até o dia 25 de junho

download

Alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil podem inscrever seus projetos na 5ª Edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã. A proposta do concurso é incentivar estudantes e professores das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática a aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia. A iniciativa é promovida pela Samsung e tem coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia o dia 25 de junho. O professor interessado deverá criar uma conta no Portal da iniciativa e obter seu login e senha para acesso à área restrita de Professores Participantes. Após criar a conta, o educador deve clicar em INSCREVER PROJETO, complementando seus dados, da instituição de ensino e da turma participante. Os projetos serão analisados e os que estiveram em conformidade com o regulamento serão classificados e concorrerão a 5ª edição.
Os projetos classificados serão analisados regionalmente pelos respectivos Comitês Técnicos Regionais, que selecionarão 25 Projetos, sendo até cinco projetos de cada região do país. Essa etapa será realizada até o dia 19 de agosto.

Os 25 projetos selecionados deverão produzir um vídeo de até três minutos sobre o projeto e realizar o upload do vídeo no Portal. Os vídeos passarão por duas etapas de avaliação. Uma por júri popular, no qual os cinco vídeos mais votados, um de cada região, serão considerados vencedores pelo júri popular. E outra por uma banca julgadora, que selecionará, dentre os 25 vencedores regionais, os 3 vencedores nacionais. A seleção será em âmbito nacional sendo que os três projetos vencedores podem ser de qualquer região.

Consulte aqui o regulamento do Prêmio

Premiação

Cada uma das 25 instituições de ensino responsáveis pelos 25 vencedores regionais será contemplada com um notebook e receberá o Selo digital de Vencedor Regional. As cinco instituições de ensino responsável pelo projeto vencedor júri popular receberá um troféu de vencedor pelo Júri Popular.

Já os professores e alunos dos três projetos vencedores nacionais serão contemplados com uma viagem de Intercâmbio Científico Cultural, a ser realizado em outubro de 2018 em São Paulo. Cada uma das três instituições de ensino responsáveis pelos projetos vencedores nacionais receberá o Selo digital de vencedor nacional.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br