SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO INICIA ENCONTROS PARA DISCUSSÃO DA BNCC


No dia de hoje (26) estão reunidos analistas da SRE e especialistas de educação básica das escolas estaduais do Vale do Aço e representantes das secretarias de educação de 11 municípios da regional

logo_pequeno

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículosdos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Assista ao vídeo e conheça a Base Nacional Comum Curricular.

No portal do MEC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/), qualquer pessoa – em especial gestores das redes de ensino, diretores escolares, professores, coordenadores, pais, alunos e especialistas – podem navegar pela BNCC de forma mais intuitiva, fazer download da BNCC em formato editável (tabelas em editor de planilha) das aprendizagens requeridas a todos os alunos ao longo da educação básica de forma a facilitar e apoiar as discussões sobre a BNCC. Tamém é possível acessar materiais de apoio à nova elaboração dos currículos.

Veja fotos:
1a
A diretora da SRE de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade, destaca a relevância da BNCC, seu processo de construção, objetivos e estrutura.
Com informações: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/