Minas Gerais é exemplo para outros estados na implementação do currículo de referência


Planejamento e ações do Estado para a formação de educadores é apresentada em reunião do Consed, com secretários de Educação de todo o país

O trabalho desenvolvido por Minas Gerais na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo de referência da educação infantil e do ensino fundamental está servindo de modelo para o restante do país. A experiência mineira foi apresentada nesta sexta-feira (26/04) durante encontro promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Salvador.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais detalhou aos outros estados o planejamento e as ações voltadas à formação continuada dos professores, para a implantação das mudanças previstas. O convite para a apresentação partiu do Movimento pela Base Nacional Comum, que é um grupo não governamental de profissionais da educação que desde 2013 atua para facilitar a construção de uma base de qualidade. O grupo promove debates, produz estudos e pesquisas com gestores, professores e alunos e investiga casos de sucesso em vários países.

“Esse é um reconhecimento do trabalho e esforço que estamos fazendo para garantir a implementação. Minas não parou com o trabalho e já estamos em um momento de elaboração do material para a execução das formações. Estamos com um planejamento bem robusto. Já temos oficinas prontas e estamos estruturando para o ensino à distância”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Geniana Guimarães Faria.

De acordo com o planejamento da SEE, 2019 está voltado ao estudo do documento para que, em 2020, o Currículo de Referência Minas Gerais esteja efetivamente em sala de aula. “Fizemos um trabalho bonito no ano passado de elaboração desse currículo. É um trabalho grandioso, porque são 853 municípios e tivemos a adesão de todos eles. Foi uma construção coletiva. Estamos organizados para que este ano seja de formação, para chegarmos a 2020 com todos os profissionais conhecedores do material”, afirma Geniana.

O Currículo Referência de Minas Gerais é resultado de um ano de intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado.

Consed

O encontro de secretários de Educação, promovido pelo Consed, integra o calendário de comemorações do Dia Mundial da Educação (28 de abril), com oficinas com representantes do Consed, da Undime e do MEC para discutir integração de ações a curto, médio e longo prazos, a partir da Agenda da Aprendizagem. Temas como “A TV Escola e a integração com o Consed e a Undime” e “Financiamento da Educação: novo Fundeb” foram debatidos nos dois dias do evento (25 e 26/4), que também tratou dos temas estratégicos da Agenda da Aprendizagem e prestação de contas.

Além disso, os secretários presentes enalteceram a importância do regime de colaboração entre os sistemas de ensino para a execução das metas do Plano Nacional de Educação. Este tipo de cooperação também é um tema transversal da Agenda da Aprendizagem, elaborada pelo CONSED e pela UNDIME, com prioridades para a educação pública, e considerado fundamental para a efetividade das políticas públicas e estratégias transformadoras para o setor.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br