Professores de Projeto de Vida participam de formação


Entre os dias 26 e 30 de agosto, educadores participaram de um encontro e receberam orientações para a implementação do conteúdo nas escolas

Estimular o estudante a se autoconhecer e focar em aonde deseja chegar. É assim que os professores de Projeto de Vida irão atuar nas escolas estaduais que ofertam a educação integral de nível médio. Ao longo da semana, os educadores participaram de uma formação que teve por objetivo dar suporte e orientações para o desenvolvimento do conteúdo nas salas de aula. O encontro foi realizado nas dependências do Hotel Tauá.

“Entregamos para os educadores cadernos que vão auxiliar no desenvolvimento das atividades. Esses educadores vão ajudar os estudantes, por exemplo, no processo inicial de construção dos seus sonhos e a estruturar os caminhos para conseguir realiza-los. Sempre mostrando as diferentes perspectivas”, destaca o coordenador geral das escolas de ensino médio integral da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Bruno Rozenberg.

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Formação foi realizada ao longo dessa semana. Foto: Geanine Nogueira

O professor de Projeto de Vida da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, em Arcos, Humberto de Lima Rocha, falou sobre a importância da formação para a implementação do conteúdo nas escolas. “A capacitação foi muito importante para que nós possamos ter um direcionamento para trabalhar com o aluno. O objetivo é que ele possa sair da escola como alguém que vai realmente modificar a sociedade. Sempre respeitando a sua individualidade”.

Já o professor da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, em Brumadinho, Márcio Roberto Lopes de Sousa, acredita que a proposta vai diminuir a evasão na escola e que a ideia da construção do projeto de vida irá incluir toda comunidade. “Esse conteúdo vai dar autonomia para os alunos e, do mesmo jeito que vamos ajuda-los a construir seus projetos, eles também poderão repassar para seus familiares, dentro de novas perspectivas”, pontua o professor.

A formação está sendo realizada a partir de uma parceria metodológica com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), idealizador do Modelo Escola da Escolha, que serviu como base para a reestruturação da proposta pedagógica mineira. Participaram do encontro, realizado de 28 e 30/8, coordenadores e professores das 71 escolas estaduais mineiras que ofertam o ensino médio integral; analistas educacionais de 40 Superintendências Regionais de Ensino; e redatores da ProBNCC .

Fonte: http://www2.educacao.mg.gov.br (editado)