SRE DE CORONEL FABRICIANO ORIENTA ESCOLAS PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2020


Processo de escolha dos livros foi iniciado no dia 04 de setembro e se encerra no dia 16 

Nesse momento, serão escolhidas apenas obras didáticas destinadas aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A escolha das obras literárias do PNLD Literário 2020 não será realizada agora e a previsão é que ocorra no primeiro semestre de 2020.

O processo de escolha do livro didático envolve duas etapas: a análise das obras, disponíveis no Guia do PNLD, e o registro das coleções escolhidas pelo corpo docente, feito pelo diretor da escola por meio de sua senha de acesso ao Sistema PDDE Interativo/SIMEC, através do endereço eletrônico: http://pddeinterativo.mec.gov.br/  (*) 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) optou pelo modelo de escolha Material único para cada escola, o que significa que cada instituição de ensino da rede estadual escolherá e registrará os materiais que deseja receber para realizar o trabalho em sala de aula, dando assim, maior autonomia às escolas.

O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva em função da realidade dos alunos e das escolas. Devem ser observados se o material atende as propostas pedagógicas e as especificidades da escola e rede de ensino, se respeita e valoriza a diversidade social e cultural, se a forma como trabalha a BNCC apoia o professor a desenvolver as competências e as habilidades de seus alunos, se as orientações do Manual do Professor contribuem para as práticas do dia a dia escolar, se as atividades propostas são adequadas e engajantes para os alunos, se os instrumentos de avaliação oferecidos ajudam a acompanhar o progresso dos alunos, dentre outros.

ATENÇÃO:

  1. é proibido o acesso de representantes das editoras nas dependências da escola durante o período de Registro da Escolha, bem como aceitar, a qualquer tempo, vantagens, presentes ou brindes em razão da escolha dos materiais do PNLD.
  2. está em curso a revisão dos marcos legais da educação nacional para atualização dos livros didáticos. Desse modo, não haverá em 2019 a escolha de novos materiais para atendimento do PNLD-EJA, destinado à Educação de Jovens e Adultos. Anexo Informe 08/2019 – COARE/FNDE: Reposição de livros EJA / EF e EM.

Também atenção para as seguintes informações referentes ao processo de escolha do PNLD 2020:

●  As resenhas de todas as obras aprovadas pelo MEC estão disponíveis para consulta no Guia do Livro Didático 2020 em:

http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-pnld-2020

●   A escola que tem alunos e professores com deficiência deverá preencher todos os espaços da aba nº 4 “Acessibilidade” informando a quantidade de alunos e professores com deficiência;

●   Não haverá escolha para o componente Língua Estrangeira Espanhol no PNLD 2020;

●   Cada escola poderá escolher uma coleção de projeto integrador;

●   Para o componente curricular de Educação Física serão adquiridos somente o manual do professor impresso e digital;

●   É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha dos livros didáticos no Sistema PDDE-Interativo no momento do registro;

●   As escolas deverão informar sobre a visita de representantes de editoras para divulgação de material do PNLD, caso tenha ocorrido.

As obras didáticas dos anos finais do ensino fundamental, avaliadas no PNLD 2020, terão ciclo de 4 anos. Além disso, os livros de todos os componentes curriculares são reutilizáveis, inclusive Língua Inglesa.

Necessária a leitura das Orientações Gerais, o Passo a Passo para escolha do PNLD 2020 e demais materiais anexos, antes de iniciar o registro da escolha do material didático, a fim esclarecer possíveis dúvidas durante o processo:

●      Passo a passo – Escolha do PNLD: informações sobre procedimentos de registro e escolha dos livros didáticos no sistema do PDDE Interativo;

●      Orientações Gerais – informações sobre o funcionamento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático;

●      Compromissos da Escola – Escolha PNLD 2020: trata das obrigações da escola e vedações;

●      Perguntas frequentes – perguntas e respostas acerca da escolha do PNLD 2020;

●    RESOLUÇÃO Nº 15, DE 26 DE JULHO DE 2018: dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático.

●      Informe 39/2019 – COARE/FNDE: informações sobre a escolha do PNLD 2020;

●      Informe 37/2019 – COARE/FNDE: dispõe sobre a segurança no registro da escolha – PNLD 2020

●      Modelo de Ata.

(*) Recomenda-se que para melhor performance, a página do sistema do PDDE INTERATIVO seja acessada através do MOZILLA FIREFOX.

Com informações do MEC