Programa Escola Aberta


O Programa Escola Aberta Minas Gerais almeja a promoção da qualidade da educação, considerando todas as dimensões que agregam a formação integral dos sujeitos. Essa perspectiva nos leva a considerar e valorizar a participação de diversos agentes – profissionais da educação, famílias, instituições e atores sociais que compõem o território no qual a escola está inserida – na promoção de uma educação de qualidade.
Propõe-se, portanto, a ressignificação da escola como um espaço de acolhida para os estudantes da Educação Básica e de toda a comunidade do entorno da escola, a partir do desenvolvimento de oficinas de orientações de estudo, cultura, arte, esporte e lazer nos finais de semana. É importante destacar que a premissa trazida pela SEE-MG amplia indicadores educacionais clássicos, ligados estritamente ao desenvolvimento intelectual e acadêmico.
Ao propor o estreitamento da relação escola e comunidade, bem como dos saberes escolares com os saberes populares, fortalecemos a dimensão da Educação Integral que, neste caso, ao relacionar educação, cultura, esporte e lazer, pode ser capaz de promover uma cultura de paz e uma convivência mais democrática no interior das escolas e em seu entorno, aprofundando a participação popular e a relação com a sociedade.

Conheça o documento orientador do Programa na íntegra

Programa Escola Aberta Final

Veja fotos da abertura do Programa na Escola Estadual Professora Celina Machado

Foto 1

 

Este Blog é destinado a todos os educadores envolvidos no trabalho pedagógico em escolas de educação básica: analistas educacionais, pesquisadores, diretores, pedagogos, professores e estudantes. A intenção é utilizar este espaço para disseminação de notícias, artigos, textos, experiências e discussão de temas relevantes relacionados à prática educativa.

%d blogueiros gostam disto: