Secretaria de Educação de Minas Gerais alerta para a importância da atualização do Simade


Escolas estaduais têm até o dia 06 de novembro para efetuar lançamentos no Sistema

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As escolas estaduais têm até o dia 06 de novembro para realizarem os lançamentos de dados, ainda não efetuados, no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Os novos endereços para lançamento dos dados são www.simadeweb.educacao.mg.gov.br e www.portalsimade.educacao.mg.gov.br.

Em 07 de novembro de 2016, a SEE vai emitir o primeiro relatório de acompanhamento dos lançamentos efetuados pelas escolas, que irá subsidiar as ações de fechamento do ano letivo de 2016 e o início das ações do ano de 2017.

O Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) é uma importante ferramenta para a gestão de informações sobre as escolas estaduais, que servem como base para a implementação de programas e ações de melhoria do sistema de ensino. Por esse motivo, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) pede a todos gestores de escolas e professores que mantenham atualizados os dados no sistema.

“É importante que as escolas estejam sempre atentas aos prazos de preenchimento do sistema, para que as informações estejam sempre atualizadas”, alerta a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais da SEE, Mara Cristina dos Santos. “A Secretaria reconhece que as escolas podem encontrar dificuldades para o preenchimento, inclusive dificuldades de conectividade, pedimos que para que haja, neste momento, um esforço em relação à atualização do Simade”, enfatiza ela. Segundo a subsecretária, a SEE planeja a capacitação dos profissionais que utilizam o sistema para que saibam mais sobre o seu funcionamento e entendam como o recurso pode ser utilizado para aprimorar estratégias pedagógicas.

Entre as possibilidades reais de benefícios partir do uso do Simade hoje está a facilitação do processo de designação e contratação de profissionais e o planejamento financeiro da escola.

E, a partir dos dados lançados no sistema pelas escolas este ano, a SEE poderá desenvolver outras ferramentas no próprio Simade para facilitar o trabalho da direção, secretaria e professores em relação à frequência, aproveitamento, conteúdo, intervenção pedagógica, projetos desenvolvidos pela escola, acesso a informações de cadastro dos estudantes e profissionais, autorização de funcionamento de turmas e geração de relatórios.

O ponto inicial do uso do Simade é o lançamento das informações por parte de cada escola. Entre estas informações estão: cadastro do aluno, matrícula e enturmação, freqüência e aproveitamento, encerramento de etapa, expedição de documentação do aluno (boletim, ficha individual, histórico escolar). Para o aprimoramento da ferramenta, a SEE está planejando algumas modificações, que deverão ser anunciadas em breve.

Fonte: http://www.educacao.mg.gov.br